Capa.jpg

Reuso de água: sustentabilidade hídrica

EDUARDO CABRAL DA SILVA

LUCIANA DE OMENA GUSMÃO

CÍCERO FELLIPE DINIZ DE SANTANA

WENDELL JOSÉ SOARES DOS SANTOS

doi.png

Desde os primórdios da humanidade, a sociedade lida com os problemas e conflitos gerados a partir do uso indevido da água diante de sua disponibilidade e distribuição espacial. Por sua importância, os recursos hídricos influenciam a cultura, a economia e o destino de diversas civilizações, tanto no passado, no presente e no futuro.

Quem já trabalhou nas áreas voltadas para a gestão e planejamento dos recursos hídricos sabe que os conhecimentos, métodos e as tomadas de decisão relacionados com o manejo da água, já possuem uma gama de alternativas tecnológicas. Todavia, acabam por favorecem a aplicação de técnicas e procedimentos tidos como convencionais e que em muitos casos, não se adequam as realidades de cada caso. A má distribuição e escassez dos recursos hídricos em todo mundo, inclusive no Nordeste brasileiro, tem feito com que aquilo, que é considerado como imutável e tradicional, perca espaço para outras alternativas e soluções que visem tornar o aproveitamento dos recursos hídricos, o mais eficiente, efetivo e eficaz possível.

Por todas as consequências do desperdício da água e sua influência nos diversos segmentos da sociedade, o cenário atual de degradação ambiental e perdas dos bens naturais, conta com poucas formas e visões para as soluções de tais problemas. Uma dessas soluções é através do que hoje é conhecido como reuso das águas, uma linha de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e estratégia de gestão para otimização dos usos e aproveitamento deste recurso tão indispensável para a vida humana, como já é conhecido.

Este livro traz, portanto, uma abordagem muito útil para engenheiros, tecnólogos, arquitetos e técnicos de nível médio, que trabalhem na área de gestão e planejamento dos recursos hídricos

Cada capítulo poderá ser visto separadamente, auxiliando a leitura e compreensão dos vários conteúdos abordados. O livro traz tópicos importantes dentro do tema de reuso de águas que pode ser do interesse, principalmente dos profissionais que atualmente aplicam os conhecimentos dentro da construção civil. Assim o livro possui o intuito de contribuir para aplicação dos conhecimentos do reuso de águas nas obras civis.

Se tratando de conteúdos mais específicos, também buscou-se contribuir com o trabalho de profissionais que atuam na área de instalações prediais, com uma linguagem simples e atualizada, através de uma árdua pesquisa bibliográfica. O material constituinte do livro, são artigos e trabalhos de conclusão do curso de graduação em Engenharia Civil do Centro Universitário Unifavip/Wyden, em Caruaru-PE, que revelam o interesse comum de estudar e estimular a reflexão sobre os avanços nesta linha de pesquisa como forma de contribuir com a mitigação dos problemas ambientais no contexto dos recursos hídricos.

Agradecemos a todos os leitores e esperamos que a leitura das linhas que se seguem estimule o crescimento científico prático, sobre o reuso da água e suas diferentes dimensões dos aspectos relacionados, promovendo o desenvolvimento do leitor e a conscientização em torno do seu papel como cidadão e parte do meio ambiente.

 

ISBN: 978-65-81683-23-8

DOI 10.29327/518647

N° PÁG: 126