Paulo_melhoramento_Capa1.jpg

Melhoramento de Plantas: princípios, bases genéticas e planejamento

PAULO VANDERLEI FERREIRA

doi.png

Apresentação

Há 42 anos, quando ingressei na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como docente, assumi a disciplina Melhoramento de Plantas do Curso de Agronomia e me deparei com a falta de literatura atualizada e em português. Tínhamos à disposição apenas o livro do R. W. Allard (Princípios do Melhoramento Genético das Plantas) e a apostila do Clibas Vieira (Curso de Melhoramento de Plantas), apesar da grande importância do Melhoramento de Plantas para o desenvolvimento da agricultura.

Vale ressaltar o pioneirismo do Prof. Dr. Clibas Vieira da Universidade Federal de Viçosa, que editou em 1964 a primeira e única compilação sobre o tema em apreço, apesar de nosso país contar na época com excelentes fitomelhoristas, os ícones do passado que contribuíram muito com o desenvolvimento da agricultura nacional com suas cultivares e responsáveis pela formação da segunda geração de fitomelhoristas do Brasil, tais como Marcílio de Souza Dias, Alcides Carvalho, Ernesto Paterniani, João Rubens Zinsly, Cyro Paulino da Costa, Hiroshi Ikuta, entre outros.

A falta de literatura em português sobre Melhoramento de Plantas estimulou a segunda geração de fitomelhoristas para produzir livros didáticos na referida área.  Em 1995, foi editado o livro do Ronald José Barth Pinto (Introdução ao Melhoramento Genético de Plantas); em 1996, o livro do Pedro Ronzelli Júnior (Melhoramento Genético de Plantas); em 1997, o livro do Aloísio Borém (Melhoramento de Plantas); em 1999, o livro do D. Destro e R. Montalván (Melhoramento Genético de Plantas); em 2001, o livro do  Luiz Carlos de Sousa Bueno, Antônio Nazareno Guimarães Mendes e Samuel Pereira de Carvalho (Melhoramento Genético de Plantas: Princípios e Procedimentos); em 2006, a coleção do Paulo Vanderlei Ferreira (Melhoramento de Plantas); e em 2010, o livro do Paulo Sérgio Lima e Silva (Melhoramento Convencional de Plantas).

Quando escrevi, em 2006, a coleção Melhoramento de Plantas foi porque resolvi, também, fazer parte deste grupo da segunda geração de fitomelhoristas, dando minha modesta contribuição à formação intelectual daqueles que se dedicam ao desenvolvimento de novas variedades.

Atualmente, já aposentado como Professor Titular do CECA-UFAL, mas atuando como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Produção Vegetal do CECA-UFAL, e Sócio Proprietário e Fitomelhorista da Empresa PV Sementes Ltda - EPP, resolvi atualizar e ampliar a referida Coleção de Melhoramento de Plantas e transformá-la em um único livro, tamanho A4, denominado de Melhoramento de Plantas: Princípios, Bases Genéticas e Procedimentos.

A presente obra poderá ser utilizada por alunos de graduação de Agronomia, Biologia e áreas afins de qualquer universidade, bem como alunos de pós-graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Fitotecnia, Fitopatologia e Entomologia, além de profissionais que desenvolvem atividades relacionadas ao melhoramento genético de plantas.

ISBN: 978-65-88220-07-8

N° PÁG: 864