WhatsApp Image 2021-03-10 at 22.03.20.jp

Educação Inclusiva: um direito a ser conquistado

Ingrid Francinne Accioly Lira

Introdução

A presente pesquisa parte da minha trajetória de vida. Meu interesse se deu a partir de procurar entender o porquê de pessoas com deficiências não estarem inseridas totalmente no convívio social; tendo como base que essa inclusão que um direito a ser conquistado começa a partir da educação.

Sabe-se que no decorrer da história da humanidade, os seres portadores de deficiência apresentaram uma vida caracterizada por rejeição, diferenciação e hostilidade, dessa forma provocando o isolamento, exclusão, a dependência das convicções que estabeleciam cada fase histórica vivenciada. Nessa circunstância, é notável que o indivíduo deficiente era visto como um problema e tratado de maneira desumana, sendo impedidos de aprender a viver em liberdade, de poder se expressar, de conviver em sociedade, pois sequer permitiram ter a oportunidade de sentir o significado de existir. Tais motivos foram o incentivo para que se realizasse o estudo em educação abordado neste trabalho, propondo um melhor entendimento do sentido real do tema “Educação inclusiva: um direito a ser conquistado”.

Nesse sentido, a questão principal é de que forma a escola está enfrentando os desafios da inclusão, sendo que a educação é um direito de todo cidadão com deficiência?

Desdobram-se da questão central alguns questionamentos fundamentais que nortearam a pesquisa:

a) Quais os direitos e os desafios da aprendizagem diante da educação inclusiva?

b) Quais as políticas educacionais voltadas as práticas escolares em relação a inclusão de alunos com deficiência?

c) Quais avanços encontrados na escola pesquisada, com relação ao direito a aprendizagem dos alunos com deficiência?

O objetivo geral da pesquisa é possibilitar um melhor entendimento a respeito da Educação Inclusiva e os Desafios voltados ao direto a ser conquistado por pessoas com deficiência. Os objetivos específicos estão pautados em construir um panorama sobre o direito a educação na legislação brasileira, identificar desafios em busca de respostas para a construção de uma escola onde a prática pedagógica seja estruturada de modo a atender as necessidades de todos, de forma igualitária, identificar através de questionários estruturados e entrevistas o grau de satisfação e envolvimento dos trabalhadores na escola pesquisada, que lidam com alunos deficientes, pontuar a visão dos trabalhadores em relação aos principais fatores de satisfação nesse tipo de trabalho, relacionar concepções teóricas com os dados resultantes da pesquisa de campo. Contudo, será discutido com os sujeitos da pesquisa o que vem sendo feito na escola campo de pesquisa e assim refletir como enfrentar os desafios encontrados.

ISBN: 978-65-88220-06-1

N° PÁG: 206