Capa Fabíola.png

I FÓRUM DO PET SAÚDE

 

OS DESAFIOS TRAÇADOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: VIVÊNCIAS POR MEIO DA INTERPROFISSIONALIDADE DO PET SAÚDE

 

30 e 31 de outubro de 2020

Programa de Educação pelo Trabalho a Saúde (PET-Saúde)

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi instituído pela Portaria interministerial no 1802 de 2008, do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. O Programa tem como objetivo promover a inclusão de graduandos da área da saúde nos serviços ofertados pela Rede Pública de Saúde. Desse modo, contempla a integração ensino-serviço-comunidade nos mais diversos cenários da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em vista disso, o PET-Saúde em sua nona edição, iniciada em 2019, tem como eixo central a Educação Interprofissional em Saúde. Tal edição visa aprimorar a lógica da colaboração na dinâmica do trabalho, entre discentes, docentes e profissionais atuantes na Atenção Primária. Assim, direciona a formação dos acadêmicos de acordo com as necessidades reais dos serviços de saúde, além de impulsionar mudanças na formação em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, formando-os aptos ao trabalho em equipe para melhoria dos serviços.

Destarte, surgiu a ideia da realização do I Fórum do PET-Saúde - OS DESAFIOS TRAÇADOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: vivências por meio da interprofissionaliidade do PET-Saúde. Com este evento, visa-se discutir a importância da interprofissionalidade no trabalho em saúde voltado para o fortalecimento do SUS.

Do mesmo modo, neste fórum discutimos sobre a integração do ensino, pesquisa e extensão, os quais se configuram como eixos primordiais no desenvolvimento das ações no Programa de Educação pelo Trabalho Para a Saúde, assim como os principais desafios e potências da implementação da interprofissionalidade nos projetos em cenário nacional. Com a realização deste fórum objetivou-se estabelecer a troca de conhecimentos entre discentes, docentes e profissionais da área da saúde contribuindo deste modo, para o crescimento profissional e pessoal de todos os envolvidos e principalmente, para fortalecimento e qualificação das ações e serviços oferecidos pelo SUS.

ISBN: 978-65-88220-12-2

N° PÁG: 132